segunda-feira, 25 de abril de 2011

A bacalhoada da Sexta-Feira Santa!!!


Essa travessura foi inspirada em um post do facebook que a Marly compartilhou:

Bacalhoada à dona Irene






1 1/2 kg de bacalhau
800 gr de batata em fatias
1 unidade(s) de pimentão verde em tiras
2 unidade(s) de cebola em fatias
2 dente(s) de alho picado(s)
1 unidade(s) de pimentão vermelho em tiras
2 unidade(s) de tomate sem pele(s), sem sementes
quanto baste de salsinha picada(s)
100 gr de azeitona preta sem caroço
quanto baste de pimenta-do-reino branca
quanto baste de azeite
quanto baste de sal

Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, troque a água pelo menos três vezes. Ferva o bacalhau para facilitar a sua limpeza. Retire bem todas as espinhas e corte-o em pedaços (não desfie).
Faça um tipo de uma salada com o pimentão, cebola, tomate, salsinha e o alho. Calcule o sal somente para a salada e para as batatas como se fosse servir somente os dois ingredientes. Em uma panela de pressão grande, vá intercalando as camadas da seguinte forma: salada, bacalhau, batata, salada, bacalhau, batata até chegar no final dos ingredientes. Regue com o azeite e feche a panela. Acenda o fogo alto, quando começar a apitar, abaixe o fogo e conte 15 minutos.
Espere sair todo o vapor, abra a panela, coloque tudo em um refratário (inclusive o caldo que formou), coloque as azeitonas por cima, regue com bastante azeite e coloque no forno para dourar ou até as batatas ficarem ao dente.
Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência.
Se sobrar, sirva frio no dia seguinte. É uma delícia também.



Depois de um trânsito infernal para sair de Sampa até Matão.. foi um "achado" esse link da Marly, pois acho que não teria tempo de procurar.

Na véspera da sexta-feira quando comentei com minha mãe que gostaria de fazer um Bacalhau ela rapidamente comprou e colocou de molho! (Nada como morar longe para ter todos os caprichos realizados durante o feriado rssss).

Foi muito legal... fui lendo a receita e passando as orientações, tipo "Chefa de Cozinha" e minha mãe e a Sola foram ajudando tipo "Ajudante de cozinha" kkkkkkk
Brincadeiras a parte... a farra foi muito legal para nós três pois foi a primeira vez que cozinhamos juntas e também foi a a primeira vez que fizemos bacalhoada. A receita é bem simples e foi fácil seguir. Alteramos as quantidades para aumentar a receita e como não tínhamos pimentão vermelho, colocamos somente o verde. Também acrescentamos pimentas vermelhas - minha idéia! (E sim, ficou picante! Ainda bem que a família curte).

Meus cunhados Dani e Sandro amaram e prometeram fazer um elogio do prato publicamente.. digo, vão dar um testemunho aqui no blog!

Só travessuras, nada mais! rsss

Segue o resultado final:



Alias, por um descuido acabei deixando mais tempo do que deveria na panela de pressão e a batata ficou mais cozida do que deveria...arghhh

Mas segue a versão final, acompanhada com arroz branco, salada e um vinhozinho básico:


Nenhum comentário:

Postar um comentário